sábado, 26 de novembro de 2011

Chrome vai ganhar suporte nativo a joysticks e streaming de jogos na nuvem

No ano que vem, o Google Chrome vai ganhar uma série de novas funcionalidades, principalmente focadas em games via navegador. Paul Kinlan, desenvolvedor doGoogle, falou sobre algumas delas durante uma conferência em Liverpool, na Inglaterra.

Entre as novidades, estão o suporte nativo a joysticks plug-and-play e ao protocolo aberto de transmissão em áudio e vídeo em tempo real WebRTC. Com isso, conforme o Techcrunch, abrem-se possibilidades para que o browser incorpore serviços similares ao OnLive, plataforma de games na nuvem na qual o usuário joga um game que é totalmente processado em máquinas remotas e, então, entregue em tempo real para o jogador.

Kinlan afirmou que o Google está trabalhando em um serviço de streaming de vídeo e jogos similar ao OnLive que, inclusive, provavelmente terá integração com oGoogle+. Dessa forma, os usuários da rede social poderão ver o que seus amigos estão jogando e até assistir a uma partida. A parte mais difícil é fazer os acordos de licença para liberar os games, já que o Google já tem uma grande estrutura de servidores.

O Chrome também suportará nativamente webcam e microfone, criando várias possibilidades para chats em vídeo. Ainda não há uma vasta gama de aplicações e jogos “esperando” pelo suporte, mas espera-se que a iniciativa do Google aumente as capacidades dos Chromebooks, os notebooks com o Chrome OS, sistema operacional baseado no navegador.

A data de lançamento das atualizações ainda não foi definida. Mas, conforme Kinlan, as novidades devem surgir no primeiro trimestre de 2012.

Milhões de usuários sul-coreanos de games são alvo de hacker

SEUL (Reuters) - O regulador das comunicações na Coreia do Sul informu no sábado que dados pessoais de mais de 13 milhões de assinantes da empresa de games Nexon Corea, desenvolvedora líder de jogos eletrônicos no país, foram roubados em um ataque hacker.

A Comissão de Comunicações da Coreia (KCC, em inglês) disse em comunicado que a Nexon informou o órgão no final da tarde de sexta-feira que a companhia descobriu na véspera o roubo de dados pessoais de 13,2 milhões de usuários de seu jogo online Maple Story.

O incidente acontece semanas antes da planejada oferta inicial de ações (IPO) da afiliada da Nexon no Japão na Bolsa de Tóquio, prevista para 14 de dezembro.

A Nexon pretende levantar mais de 95 bilhões de ienes com a operação (1,2 bilhão de dólares), no que seria o maior IPO na Bolsa de Tóquio em 2011.

A KCC disse que, junto com a polícia e especialistas em segurança de computação, está investigando o caso. Os dados roubados incluem nomes de usuário, endereço e senhas.

Um representante da Nexon disse que dados financeiros dos clientes, como contas bancárias, não foram afetados. Clientes do jogo online Maple Story fora da Coreia do Sul também não foram atingidos.

A empresa pediu que os assinantes do game mudem suas senhas para prevenir danos adicionais.

A base total de assinantes do Maple Story é de cerca de 18 milhões, segundo a companhia.

O incidente é o maior roubo de informações pessoais por hackers desde o final de julho, quando dados de até 35 milhões de usuários do portal de Internet e blog operado pela SK Comms foi atacado na China, expondo as vulnerabilidades de redes no país com maior número de internautas no mundo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nada de assinatura mensal de jogos no iPad

Apple remove aplicativo da Big Fish que oferecia acesso ilimitado a games.

Ainda não vai ser dessa vez que a Apple abraça o modelo de negócios de assinatura para games dentro de sua App Store. A história escrita por mim ontem e publicada aqui noTecnoblog caiu por terra: a Big Fish Games teve seu aplicativo de jogos removido da loja de apps para iPad. A ideia inicial era cobrar US$ 6,90 mensais para que o consumidor tivesse acesso a todos os títulos produzidos pela Big Fish.

O CEO da Big Fish explicou à Bloomberg, mesma agência que deu a notícia em primeira mão na quarta-feira, que o aplicativo foi apagado da App Store sem qualquer explicação. Nenhuma palavra sobre os motivos que fizeram a Apple aprovar e depois remover o mesmo software. De acordo com ele, o app ficou na loja desde o dia 18 de novembro, o que quer dizer que não durou nem uma semana na poderosa e lucrativa App Store.

É esquisito porque a Apple não fez qualquer comentário sobre o tal modelo de assinatura nem antes e nem depois que a Big Fish veio a público comemorar a “parceria” junto à empresa da maçã. O CEO conta que Apple e Big Fish trabalharam juntas por semanas para que o app saísse de acordo com os mais altos padrões definidos pelo estimado Steve Jobs.



Eles queriam ser a Netflix dos games para iPad. Não deu.

Atualmente eu tenho visto muitos produtos virarem serviços nessa economia conectada. Por exemplo, a assinatura de rádios online, como o Spotify de enorme sucesso lá fora ou o Rdio, que chegou ao Brasil (pelo que me contam) capengamente pelas mãos da Oi. A Netflix faz o mesmo com o consumo de conteúdo pagando uma fee mensal para tal — novamente, disponível no Brasil.

Algumas empresas de mídia dizem que a chegada das assinaturas mensais integradas à App Store fizeram com que a venda de edições de jornais e revistas crescessem. A Big Fish apostava no mesmo para os games. Algo me diz que a EA Games e a Gameloft, apenas para citar as maiores, já estão de olho na mesma possibilidade.

Vai, Apple, libera logo essa funcionalidade.

Nintendo Wii e games do console têm preço reduzido


A Nintendo anunciou, nesta semana, preços promocionais para seu console Wii e alguns games no Brasil. Uma versão mais básica do vídeogame, sem os jogos, fica a R$ 699. Já um pacote do console com os games Mario Strikers Charged e Wii Sports Resort teve o preço reduzido de R$ 999 para R$ 899.

A promoção natalina também se aplica a alguns jogos, incluindo clássicos como Super Mario Galaxy, Super Paper Mario e The Legend of Zelda: Twilight Princess, todos custando a R$ 79. O preço vale para as revendas autorizadas até o final do ano. A Nintendo não divulgou os valores para o início de 2012.

AMD lança processador FX, topo de linha para games



Chip é considerado o mais rápido do mundo pelo Guiness World Records

A AMD anunciou hoje o lançamento no mercado brasileiro da sua nova série de processadores para uso em computadores para games, a FX, considerado o chip mais rápido do mundo pelo Guinness Book of Records. Além disso, a companhia também mostrou seus novos chips Opteron, voltados para servidores.

Os chips FX, de acordo com a AMD, têm versões de quatro, seis ou oito núcleos e podem rodar games em múltiplos monitores, multitarefa intensiva (chamada aqui de "megatasking") e criação de conteúdo em alta definição no PC. A velocidade de clock nos novos chips FX vai de 3,1 GHz a 3,6 GHz com capacidade de realizar overclocking e aumentar o desempenho.

Rivalidade nos games: Messi troca "Pro Evolution Soccer" por "FIFA"

Após estampar por anos as capas de "PES", jogador da seleção argentina e do Barcelona foi anunciado como garoto-propaganda da série rival da EA Sports


Eleito melhor jogador do mundo pela FIFA nos últimos dois anos, o argentino Lionel Messi passará a estampar justamente as capas da franquia de games de futebol “FIFA Soccer”. A estreia do astro do Barcelona no famoso simulador da EA Sports acontece em março de 2012 no título “FIFA Street”. Com o contrato, o jogador passará a ser a face global dos games da franquia.

Como não poderia deixar de ser, a “contratação” do astro também tem muito da rivalidade dos campos: para quem não lembra, o craque de apenas 24 anos já estampou por vários anos as capas do game “Pro Evolution Soccer”, da Konami, principal rival da franquia “FIFA”.

“Eu quero ser parte do time por trás do melhor videogame de futebol do mundo e ser associado ao grande nome da EA SPORTS,” afirmou Messi sobre ter “virado a casaca” para a série de games de esportes mais vendida do mundo, segundo a produtora.



"Vira-casaca", Messi trocu "PES" pela franquia "FIFA"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Power Rangers Samurai' será lançado em dezembro de 2012

'Power Rangers Samurai' chega em 2012 com evento nos EUA

Power Rangers Samurai será lançado no dia 2 de janeiro de 2012 para Wii e Nintendo 3DS. Para comemorar a comercialização do game, a Namco fará um evento em Pasadena, nos Estados Unidos, com um Megazord, robô que aparecia no programa de TV, de 10 m de altura.

Power Rangers Samurai é a décima nona temporada do desenho, baseada em Samurai Sentai Shinkenger. O desenho conta com sete rangers, dois vermelhos, azul, rosa, verde, amarelo e dourado.

EA convida jogadores para beta de 'Wrath of Heroes'



'Wrath of Heroes' está em fase final de testes

A EA está liberando chaves de acesso para o beta do game Wrath of Heroes, game multiplayer online onde o jogador assume o papel de um guerreiro e, em equipe, tem que tomar e proteger bases.

Serão 5 mil códigos distribuídos e os escolhidos terão benefícios quando o jogo for lançado oficialmente. Este é o terceiro beta do jogo e, segundo a expectativa da EA, o último antes do lançamento.

Porque a violência nos games não é recebida como no cinema?



Há muito tempo os videogames deixaram de ser uma forma de entretenimento voltada para crianças e histórias mais complexas já foram exploradas por diversos game designers. Mesmo assim algumas pessoas continuam não os considerando uma forma de arte e rechaçando a ideia de que a violência deva ser reproduzida nessa mídia.

Quem resolveu criticar essa postura foi Eric Hirshberg, CEO da Activision, que saiu em defesa da série Call of Duty, especialmente o braço Modern Warfare da franquia, conhecido por trazer situações polêmicas a cada novo episódio e que para muitas pessoas não passa de uma maneira de chamar a atenção.

Para o executivo, não é justo dizer que ainda é muito cedo para os games mostrarem situações violentas e ele citou o cinema, comparando sua franquia com filmes como Guerra ao Terror, Vôo United 93 e Zona Verde, que não sofrem com tal julgamento e afirmou acreditar que é apenas uma questão de tempo até que os games percam essa estigma.

“Os produtores não criaram o Guerra ao Terror como um serviço público; eles fizeram isso para contar uma história que eles acharam que precisava ser contada. Foi uma produção que vendeu bilhetes de cinema e DVDs, e no entanto, não foi vista como uma forma de explorar os acontecimentos recentes, foi vista como uma espécie de interpretação artística desses eventos,” declarou Hirshberg, que concluiu, “O processo criativo de se fazer um filme ou um jogo é semelhante, mas eles são recebidos de maneiras diferentes.”

Mas o que você pensa sobre isso? Ainda falta muito para a narrativa dos jogos amadurecerem ou dentro de um contexto a violência retratada neles é aceitável, como na missão No Russian do Modern Warfare 2?