quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mac OS Gaming: uma plataforma de jogos em evolução

Um dos aspectos mais criticados nos computadores da Apple diz respeito à incompatibilidade do sistema com jogos de alta qualidade. Durante muitos anos, o Mac OS X realmente sofreu com um pequeno acervo de games, porém, nos últimos tempos, esse quadro mudou muito.

Primeiramente, o Steam decidiu abraçar o sistema como uma nova plataforma de jogos. Em parceria com algumas desenvolvedoras, o serviço de distribuição e vendas de games facilitou a chegada de inúmeros títulos ao Mac OS X. Apesar disso, os computadores da Apple ainda não estão estabelecidos como uma plataforma crucial para as empresas do setor.


Partindo dessa premissa, elaboramos um artigo para explorar o assunto. Afinal, como o Mac OS X executa os games sem o DirectX? Quais são as perspectivas para os jogos no sistema?

Um sistema descomplicado mas estagnado
Você pode arranjar inúmeros defeitos para o sistema da Apple, mas não é válido criticá-lo quanto à complexidade na obtenção, instalação ou atualização dos aplicativos. Aliás, a companhia sempre manteve a facilidade de uso como uma prioridade em seus softwares.

O Mac OS X é um sistema bem gerenciado que vem devidamente configurado e simplificado para que você não se complique na hora de utilizá-lo no dia a dia. Dessa forma, ele leva vantagem por não requisitar a instalação de arquivos complementares para que a API possa reproduzir os gráficos dos jogos.


Segundo o site da Apple, o Lion, atualizado para a versão 10.7.3, conta com o OpenGL 2.1 que traz a Linguagem de Shading OpenGL 1.2 (GLSL) — que apesar de estar um bocado desatualizada, ainda é compatível com muitos jogos atuais. É justamente nesse ponto que reside um dos empecilhos para a evolução do Mac OS como plataforma de games.

O Windows 7, por outro lado, é compatível com o OpenGL 4.2 e com o DirectX 11. Essa estagnação de software no Mac OS X não apenas restringe o acervo de games, como também limita a qualidade dos títulos disponíveis. Nesse sentido, o sistema da Microsoft é superior não apenas por ser mais atualizado, mas principalmente por oferecer suporte para recursos mais avançados, como o tesselation e técnicas de renderização aprimoradas.

Desenvolvimento e lançamento
Os games de computador são desenvolvidos para Windows e isso não é algo que deve mudar tão cedo. Nesse fato reside um dos principais problemas na liberação de jogos para o sistema da Apple: a conversão das texturas, sombras, polígonos e todas as demais instruções que compõem os gráficos.

Às vezes, esse processo é demorado e gera um atraso considerável no lançamento de games para o Mac OS X. Para exemplificar, pense nos jogos da série The Witcher. Semana passada, os proprietários de computadores da Apple receberam a versão aprimorada do primeiro game. Enquanto isso, os jogadores que usam o Windows estão aproveitando The Witcher 2.

AMD — A parceria perfeita
A Apple costumava ter uma relação íntima com a NVIDIA. Todavia, a empresa deu uma guinada e adotou a concorrente como parceira no fornecimento de GPUs. Assim, os computadores da marca começaram a receber chips gráficos da AMD. Atualmente, as melhores máquinas vêm equipadas com Radeon HD 6970. Confira um iMac com Windows 7 executando The Witcher 2:

http://www.youtube.com/watch?v=zaeBqa04udU&feature=player_embedded#!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames