sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Videogames terão capacidade de supercomputadores, diz CEO da Nvidia

Jen-Hsun Huang afirmou nesta semana que sistemas de games devem atingir 10 teraflops de processamento gráfico até o final da década.


A fabricante de processadores gráficos Nvidia estima que os sistemas de games atinjam 10 teraflops até o final desta década e terão capacidade de exibir cenários em tempo real com a mesma qualidade das cenas pré-renderizadas presentes nos games atuais, de acordo com o CEO da empresa Jen-Hsun Huang.

Os futuros consoles terão o mesmo nível de desempenho dos supercomputadores de hoje, afirmou Huang. Um PlayStation 3 tem um pico de velocidade que atinge apenas algumas centenas de gigaflops. Mas em 2019, o videogames terão a mesma velocidade de computação do supercomputador Red Storm, que inicialmente atinge 41,5 teraflops (um trilhão de operações de ponto flutuantes por segundo).

Mas diferentemente dos supercomputadores, que requerem megawatts de energia para funcionar, os futuros consoles devem precisar da mesma quantidade de eletricidade que precisam atualmente, disse o CEO da Nvidia. “Vamos conseguir entregar esse nível de capacidade usando apenas 100 watts”, declarou Huang.

O CEO fez palestras em Pequim, China, em que afirmou que a Nvidia está focando em melhorar o desempenho das GPUs (unidades de processamento gráfico) em supercomputadores.

Os processadores da empresa estão sendo instalados em alguns do computadores mais potentes do mundo para ajudar a tornar o consumo de energia dos sistemas mais eficiente. O supercomputador chinês Tianhe-1A, que liderou o ranking dos mais potentes por algum tempo em 2010, usa mais de 7 mil GPUs da Nvidia.

Os produtos da empresa estão ajudando os supercomputadores a atingir maiores velocidades atuando de forma conjunta com as CPUs para oferecer um melhor desempenho sem a necessidade de maiores cargas de energia, segundo Huang. Isso vai permitir que supercomputadores atinjam um pico de velocidade de um exaflop (quintilhões de operações por segundo) em 2019, usando apenas 20 megawatts de eletricidade.

O supercomputador norte-americano Titan está atualmente sendo montado e vai usar 18 mil GPUs da Nvidia. O Titan terá um pico de produtividade de 20 petaflops, muito mais que a máquina mais rápida do momento, o japonês K, que chega a 8 petaflops consumindo 10 megawatts de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames