sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011



PSN é atacada por hackers

A PlayStation Network tem uma diferença crucial quando comparada à Xbox Live, da Microsoft: é gratuita. Mesmo assim, o serviço causou uma grande dor de cabeça para os jogadores em abril de 2011, com uma invasão de um grupo de hackers, chamados de Anonymous, que derrubou a rede da Sony por mais de um mês.


A situação voltou relativamente ao normal apenas no começo de junho, quando a gigante japonesa conseguiu restaurar o serviço em quase todos os territórios e trouxe aos jogadores afetados pela queda na PSN alguns jogos para download, entre outros benefícios. Desde então, hackers já chegaram a ameaçar a Xbox Live e a roubar algumas informações privadas no Steam, mas nada se compara ao grande apagão da PSN.



Duke Nukem Forever foi finalmente lançado... e é uma m#%*&
Parece inacreditável, mas 2011 foi o ano no qual “Duke Nukem Forever”, o “Chinese Democracy” dos games, finalmente chegou às prateleiras, depois de incontáveis mudanças de engine e da falência da 3D Realms. Duke está de volta, saudações ao rei.
O jogo ser um completo desastre é apenas uma consequência do catastrófico processo de desenvolvimento, aliado a um hype descomunal e escolhas infelizes de roteiro e jogabilidade. Mesmo assim, a lenda que dava sentido a termos como vaporware finalmente se tornou realidade.

wii u
Anúncio do Wii U
Quando o mundo soube dos primeiros rumores envolvendo o Project Café, em abril, os boatos envolvendo uma espécie de reboot HD do Wii não eram novidades. O papo que circulava ainda em 2010 era de que a Big N relançaria o Wii com uma saída HDMI e um drive de Blu-Ray. Reggie Fils-Aimé e Shigeru Miyamoto rapidamente negaram o Wii HD e indicaram um possível sucessor.
Em junho, durante a conferência da Nintendo na E3, o Project Café desapareceu e, em seu lugar, surgiu o Wii U, um console HD que utiliza um controle que mistura o design tradicional dos joysticks com tablets. O Wii U foi recebido de forma cautelosa, mas é inegável que a Nintendo deu um golpe severo no conceito de “gerações de consoles”, pois o Wii U também utiliza o Wii Motion convencional.

nintendo 3ds
Nintendo 3DS decepciona
O DS é um dos portáteis mais bem-sucedidos de todos os tempos, por isso a Nintendo, compreensivelmente, tinha altas expectativas para o 3DS, um portátil com duas telas e tecnologia 3D sem a necessidade de óculos. O 3D, surpreendendo os céticos, até funciona bem (ainda que, dependendo do jogo, seja um pouco sensível demais aos movimentos do jogador), mas mesmo assim, o portátil não decolou.
O lançamento, em fevereiro, bateu recordes e tudo parecia brilhante para a Nintendo, mas nos meses seguintes, a procura foi diminuindo e as vendas começaram a não bater as metas. A fraca biblioteca inicial de títulos não conseguiu atrair jogadores menos ávidos por novidades e a situação só começou a melhorar quando remakes de peso, como “Star Fox 64” e “The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D” chegaram às lojas, e quando a Big N cortou o preço do portátil. O 3DS tem o desafio de ter um 2012 mais suave que o conturbado ano de 2011.

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PS Vita problemático
Essa notícia é fresca das manchetes, mas parece que 2011 não foi o ano de sorte para quem ama portáteis. Relatos de que o PS Vita está com diversos problemas de firmware no Japão estão pipocando em todos os cantos, o que pode atrasar ou prejudicar o lançamento ocidental do novo portátil da Sony.
Os jogadores estão experimentando telas de toque que não funcionam, telas que travam e outros problemas que, aparentemente, apenas envolvem o software do portátil, não o hardware.

modern warfare
Call of Duty bate o recorde... mais uma vez
Ninguém duvidava que “Modern Warfare 3” seria um game excelente para os bolsos da Activision, mas não era todo mundo que acreditava que a série bateria o recorde de vendas da indústria de games pelo terceiro ano consecutivo. “MW3” é, agora, o produto de entretenimento que gerou US$ 1 bilhão mais rápido.
Com isso, veio o inevitável chororô dos detratores da franquia, que se uniram nos fóruns de sites de notícias e no Metacritic e atacavam a mesmice do game, quando comparado aos outros da série. Mesmo com milhões de compradores e jogadores ávidos, “MW3” pode ser o jogo mais odiado da geração.

xbox
Xbox 360 passa a ser fabricado no Brasil
Notícia boa para quem ainda torce pelo Brasil se tornar um gigantesco pólo de games, um público que provavelmente inclui todos os jogadores brasileiros. A Microsoft deu mais um passo na sua estratégia tupiniquim e começou a fabricar consoles por aqui.
O que isso significa para o brasileiro? De cara, um corte significativo dos preços, mas mais facilidades na assistência técnica e certa garantia de que a empresa está investindo de forma constante no país e que não deve ser uma moda passageira. Ainda falta muito, incluindo a mesma atitude da Sony.

wow brasil
World of Warcraft em português
O massivo colosso da Blizzard não é novidade para os brasileiros, mas a empresa, mostrando interesse no mercado local, trouxe oficialmente o jogo para o Brasil, totalmente traduzido e com modos de pagamento diferenciados, como boleto bancário. O game, que conta com mais de dez milhões de jogadores no mundo todo, ganhou servidores próprios no Brasil, que lotaram rapidamente.

meme
Skyrim entra na cultura pop
“The Elder Scrolls V: Skyrim” é um jogo gigantesco, cheio de nuances, profundamente calcado em RPGs fantásticos. Era de se esperar que a crítica se ajoelhasse diante do game e que ele se tornasse um clássico contido.
O que não estava nos planos é que o jogo fosse tomar de assalto a cultura pop e dominar a lista de mais vendidos em alguns territórios, mesmo encarando a brutal competição de novembro. “Skyrim” se tornou o game mais vendido no Steam e ainda criou um “meme” de internet, envolvendo a frase “Eu costumava ser um aventureiro... até tomar uma flechada no joelho”, um trecho repetido aleatoriamente por diversos guardas e NPCs menos importantes ao redor de “Skyrim”.
É cada vez menos raro um game entrar de cabeça no mundo pop, mas é ainda mais raro um RPG tão de nicho como “Skyrim” tomar o mundo de assalto.

minecraft
Minecraft
Mesmo com “Call of Duty” vendendo oito cópias até para a sua vó e Skyrim se tornando um banco de referências cômicas questionáveis na internet, 2011 pode ser lembrado como o ano de “Minecraft”, o queridinho indie que é parte survival horror, parte Lego e parte devaneio artístico.
O USG, ou User Generated Content está ganhando força, com suporte dos estúdios, em jogos como “inFamous 2” e “LittleBigPlanet”, mas “Minecraft” faz disso sua mecânica central e sua fronteira final.
Em Minecraft, a criatividade (e paciência) do jogador é o limite, com a necessidade de se proteger em fortalezas rapidamente se alternando com a necessidade de construir, de bloco em bloco, um Link estilo 8 bits do tamanho de uma montanha. O estilo pixel art e a jogabilidade que depende de certa obsessão tornam o game difícil de recomendar para todos, mas “Minecraft” é um dos games mais revolucionários dos últimos anos.

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