Os desenvolvedores de jogos têm se esforçado para trazer ao mercado games que se assemelham cada vez mais com os movimentos e imagens da vida real. Essas características podem ser aprimoradas com a tecnologia PhysX, da Nvidia, que permite maior realismo aos games, já que a tecnologia possibilita realizar cálculos físicos complexos em tempo real, em mais de 30fps. Com isso, jogos podem processar física complexa de maneira muito rápida, gerando a tão sonhada proximidade com o real através de simulações convincentes e efeitos dinâmicos.
Cacos de vidro, pingos de água, fumaça e colisões são alguns dos efeitos físicos que o PhysX permite acrescentar de forma mais natural ao game. Você pode conferir no vídeo abaixo o uso da tecnologia em Batman Arkham City. Há também dezenas de vídeos no YouTube que mostram a tecnologia sendo executada em outros jogos.
O PhysX tem sido utilizado em quase 300 games e é uma multi-plataforma suportada por vários dispositivos, desde iPhone a CPUs multicore tops de linha. A popularidade da tecnologia não para por aí. Devido à política de licença “liberal” da Nvidia, o PhysX SDK tem sido baixado por milhares de pessoas.
Embora tenha sido produzida para desenvolvedores de games, a tecnologia é usada também por pesquisadores, educadores e criadores de aplicativos de simulação, já que permite alto grau de precisão na execução de tarefas.
Lançado em 2004, o “motor da física” foi melhorado e atualizado desde então. Incialmente foi desenvolvido pela Ageia com o nome de NovoDex SDK. Interessada pelo produto que a empresa havia produzido, a Nvidia resolveu comprar toda a companhia por 30 milhões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames