segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Contra maioria", fãs de 'PES' não trocam jogo por 'Fifa'


Gilberto José foi buscar autógrafo de Ganso em seu primeiro 'PES' e na camiseta do Corinthians
No mercado desde 1996, quando era conhecido como Winning Eleven, o Pro Evolution Soccer (PES) foi, por muito tempo, o isolado o principal jogo de futebol nos consoles. O seu rival mais próximo, o Fifa, foi lançado no mesmo ano, mas não fazia frente considerável. Contudo, com o tempo, a situação começou a mudar.

A partir da versão lançada em 2008, Fifa começou a ganhar corpo. Na primeira semana de lançamento da versão atual do jogo, em setembro, Fifa 12 foi o mais vendido no Reino Unido. Os jogos Gears of War 3 e F1 2011 ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. As vendas subiram 18% em relação ao game anterior, o Fifa 11, e houve um aumento de receita de 34%.

Contudo, os fãs de PES não têm intenção em mudar de jogo. No evento de lançamento do game, com a presença de Paulo Henrique Ganso, em São Paulo, jogadores afirmaram que o game continua sendo melhor que Fifa e disseram não entender a mudança da maioria. "O PES é bem diferente do Fifa. O PES tem menos times, mas eu gosto de jogar com todos. Ele é mais fácil, o jeito de jogar é mais fácil, você se entrosa mais no jogo", disse o estudante Andre Dos Reis Leonardi.

A Konami não tem a permissão para usar todos os times do Brasil, por exemplo, e na Inglaterra os clubes têm os nomes alterados. A empresa adquiriu a licença da Libertadores, portanto, tem, na versão 2012, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Internacional, Fluminense e Grêmio de brasileiros.

Contudo, a falta de equipes como São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Vasco não incomoda os fãs da série. "Não tem problema não ter o São Paulo. Não tem a liga toda, mas tem os times brasileiros. Eu não deixaria de comprar só porque não tem o São Paulo", disse Marcelo Carame Dahruj, torcedor do time paulista. "Eu acho que os gráficos são melhores. A jogabilidade é um pouco melhor", completou o estudante.

Quem acompanha a série desde o começo não dá nem espaço para o concorrente mostrar o que pode fazer. "O jogo é de excelente qualidade. Os gráficos são sensacionais. Esse é o melhor jogo de futebol que temos no mercado", disse o analista de sistemas Marco Young.

O PES também encontra espaço entre os jogadores que estão entrando no mundo dos games de futebol desta geração de consoles. Com seu primeiro jogo de futebol para Playstation 3 na mão, o empresário Gilberto José Leonaldo era só elogios. "Gostei mais do PES 12 pelo movimento. Adaptei-me bem. No começo era um pouco difícil, pois eu só perdia. Mas, agora, de cinco partidas eu ganho quatro", contou.



Veja as fotos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames