Enquanto as próximas gerações dos consoles da Sony e Microsoft provavelmente ainda terão drives de disco, Scott Rohde, vice-presidente da Sony Worldwide Studios, disse que será inevitável que a empresa japonesa não entre na era dos games no sistema nuvem. As informações são do site Gamesindustry.biz.
"Será absolutamente inevitável ficar de fora do que todo mundo está fazendo", explicou ao site na feira E3, que aconteceu em Los Angeles entre dias 5 e 7 de junho. "Mas isso faz sentido. Isso porque, nos próximos cinco anos, você verá todo mundo querendo acessar seus arquivos de qualquer lugar".
Embora Rohde não tenha indicado se a Sony já está trabalhando em um sistema em nuvem, o presidente da divisão Worldwide, Shuhei Yoshida, disse que a empresa já está analisando o trabalho da OnLive, considerando como isso pode fazer parte do Playstation.
Porém, o problema de implementar a tecnologia é, ainda, a instável conexão da internet em todo o mundo. "Quando a conexão for mais rápida, jogos na nuvem como um serviço pago pode se tornar realidade", explicou Yoshida.
sábado, 16 de junho de 2012
Mesmo com 'Diablo III' liderando, vendas de games despencam
Mesmo com Diablo III se tornando o primeiro jogo exclusivamente para PC a liderar o ranking de mais vendidos desde Starcraft II, de julho de 2010, o novo jogo da Blizzard não conseguiu equilibrar a balança no mês de maio e a queda na comercialização de jogos já chega a 28% em relação ao mesmo período ano anterior. As informações são do site Gamespot.
Um estudo divulgado nesta sexta-feira (15) pela NPD Group indicou que em todos os meses do ano os números foram negativos, sendo que o mês de fevereiro teve o desempenho mais favorável, com queda de 20%. A venda de consoles foi particularmente baixa em maio, com uma queda de 39%.
Segundo a analista da NPD Group, Anita Frazier, a queda nas vendas está relacionada com a redução de jogos lançados em 2012. "Houve uma redução de 27% no número de títulos lançados no ano fiscal de 2012, o que acredito ser responsável pelas fracas vendas de maio. Um jogo obviamente continua ver sua comercialização alta após um mês de lançamento, portanto, o impacto é percebido à longo prazo nesta variedade pequena de novos jogos".
Apesar dos números negativos, Diablo III elevou a venda de jogos para computador em US$ 80 milhões, um aumento de 230% em relação a maio de 2011. A Microsoft anunciou que vendeu no mês passado 160 mil Xbox 360, número que garantiu a liderança do console pelo 17° mês consecutivo.
Vendas de jogos nos Estados Unidos - maio de 2012
Comercialização geral (aluguel, compra - física e digital): US$ 1,17 bilhão
Varejo: US$ 516,5 milhões (-28%)
Consoles: US$ 138,9 milhões (-39%)
Jogos para consoles: US$255,4 milhões (-32%)
Jogos: US$ 335,2 milhões (-16%)
Acessórios: US$ 122,3 milhões (+7%)
Jogos mais vendidos
1. Diablo III (PC) - Activision Blizzard
2. Max Payne 3 (X360, PS3) - Take-Two
3. Ghost Recon: Future Soldier (X360, PS3) - Ubisoft
4. Prototype 2 (X360, PS3) - Activision
5. NBA 2K12 (X360, PS3, PS2, PSP, Wii, PC) - Take-Two
6. Call of Duty: Modern Warfare 3 (X360, PS3, Wii, PC) - Activision
7. Sniper Elite V2 (X360, PS3) - 505 Games
8. Battlefield 3 (X360, PS3, PC) - Electronic Arts
9. Dragon's Dogma (X360, PS3) - Capcom
10. Just Dance 3 (Wii, X360, PS3) - Ubisoft
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Gearbox: "transação de dinheiro real não será possível em consoles"
Steve Gibson, vice-presidente da Gearbox, disse para o site VG247 que não acredita que transação de dinheiro real em jogos de RPG seja possível para consoles. Na última semana, o jogo Diablo III abriu o sistema de compra e venda de objetos, o que deixou o mundo dos games atento.
"Eu não acho que isso seja possível para jogos de consoles como Xbox 360 e Playstation 3. Não acho que devemos considerar isso (uma opção). Mas estamos ansiosos para ver o que acontece com Diablo¿, ressaltou.
Para o executivo, a atenção está toda voltada ao jogo da Blizzard porque o sistema é um novo passo para capitalização de dinheiro no mundo dos games.
Quase 60% dos brasileiros são adeptos dos games, revela pesquisa
Pesquisa realizada pela InsideComm, consultoria especializada em tecnologia e games, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames) revela que 58% dos brasileiros são adeptos de jogos eletrônicos. Mais: os praticantes jogam, em média, duas horas ao dia. A pesquisa ouviu 19.460 pessoas entre 30 de março a 31 de maio deste ano.
Do universo de jogadores, 64% vivem no estado de São Paulo. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Mais da metade dos jogadores tem mais de 19 anos e é solteiro.
Entre as plataformas mais populares no Brasil estão, em ordem, os consoles, os computadores e os celulares. Entre os consoles, o PlayStation 2 segue como o aparelho com maior penetração no país, presente em 41,2% dos lares de jogadores. Xbox 360, da Microsoft, e PlayStation 3, da Sony, dividem a outra metade do mercado. Mais de 80% dos jogadores também utilizam o computador para jogar.
Entre os jogadores que utilizam o celular como plataforma, 40% possuem smartphones. Os gêneros prediletos são aventura, ação e estratégia. Embora nos Estados Unidos jogar seja a atividade mais popular para os donos de tablets, por aqui, apenas 15% utilizam o aparelho para esse tipo de ação.
Os jogadores brasileiros são usuários de internet, considerada a principal fonte de informação. Apenas 9% não estão nas redes sociais. Entre os usuários desses sites, 84,8% mantêm perfis no Facebook, 52,5% no Twitter, e 26,5% no Orkut.
Fortaleza recebe etapa da Copa Games Carrefour
O Ceará vai sediar a sétima etapa da Copa Games Carrefour de Futebol Digital, considerado o maior do País na modalidade. Será a terceira seletiva em um estado do Nordeste, depois de Recife e Natal. O grande campeão leva para casa um Xbox 360 e uma vaga na final nacional com direito a todas as despesas pagas. Quem vencer a seletiva cearense vai se juntar aos outros seis campeões das demais etapas na etapa final. A decisão está marcada para agosto, em Osasco. O grande campeão leva para casa 10 mil reais e uma viagem para a E3, a maior feira internacional de games do mundo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.copagamescarrefour.com.br. O campeonato será disputado na plataforma Xbox 36O, no game Pro Evolution Soccer.A inscrição custa 20 reais. A Copa Games Carrefour de Futebol Digital é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol Digital (CBFDV) e a rede de hipermercados Carrefour.
Cearenses são os favoritos
O Ceará detém o título de melhor equipe no cenário do futebol digital nacional. No último Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado em Brasília, os cearenses tiveram o conjunto de cyber-atletas mais bem colocados na competição. Não precisa dizer que os donos da casa são os favoritos para vencer a etapa local do torneio.
SERVIÇO:
Copa Games Carrefour de Futebol Digital 2012 – Etapa Fortaleza
Dias 16 e 17 de junho no Carrefour Aldeota (Av. Barão de Studart, 2200)
Censo mostra comportamento de jogadores e mercado de games no Brasil
Com o intuito de auxiliar o mercado nacional de videogames e mostrar o potencial do consumidor brasileiro de jogos, foi realizado um estudo em nível nacional que ilustra esse cenário de maneira mais clara: o Censo Gamer, que foi divulgado há pouco tempo para a imprensa.
Realizado pela empresa InsideComm, o Censo Gamer 2012 mostra que 58 % dos brasileiros que jogam videogames estão localizados na região sudeste do Brasil, concentrados em quatro estados: 64% deles em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Dentre o público que joga videogame, 51.59% estão acima dos 19 anos de idade e são solteiros.
Segundo o gerente de Novos Negócios da InsideComm, Luiz Ferrarezi, “o que está acontecendo é que 22 estados da federação mais o Distrito Federal ainda tem uma enorme dificuldade para adquirir produtos desse segmento”. Ele também afirma que a média que o jogador brasileiro passa em frente ao videogame é de sete dias por semana, duas horas por dia.
Um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do mercado de jogos no país é a pirataria. Os dados coletados revelam que a maioria dos jogadores possuem um console desbloqueado em casa, mas que isso não é um fator determinante na hora da compra. O console mais pirateado no país é o PlayStation 2.
Outros dados interessantes podem ser vistos no infográfico abaixo, que de fato ajuda a ter uma noção melhor do perfil de consumidor brasileiro de jogos eletrônicos.
Realizado pela empresa InsideComm, o Censo Gamer 2012 mostra que 58 % dos brasileiros que jogam videogames estão localizados na região sudeste do Brasil, concentrados em quatro estados: 64% deles em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Dentre o público que joga videogame, 51.59% estão acima dos 19 anos de idade e são solteiros.
Segundo o gerente de Novos Negócios da InsideComm, Luiz Ferrarezi, “o que está acontecendo é que 22 estados da federação mais o Distrito Federal ainda tem uma enorme dificuldade para adquirir produtos desse segmento”. Ele também afirma que a média que o jogador brasileiro passa em frente ao videogame é de sete dias por semana, duas horas por dia.
Um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do mercado de jogos no país é a pirataria. Os dados coletados revelam que a maioria dos jogadores possuem um console desbloqueado em casa, mas que isso não é um fator determinante na hora da compra. O console mais pirateado no país é o PlayStation 2.
Outros dados interessantes podem ser vistos no infográfico abaixo, que de fato ajuda a ter uma noção melhor do perfil de consumidor brasileiro de jogos eletrônicos.
Chefe da EA afirma que remake de 'Syndicate' sofreu prejuízo
"Isso é natural no mercado. Algumas coisas funcionam, outras não", afirmou o executivo sobre o game, que trouxe de volta aos consoles, desta vez em versão tiro em primeira pessoa, o sucesso originalmente lançado em 1993, para Super Nes, Sega Mega Drive, Atari, entre outros. Na ocasião, o jogo foi era de tática.
Apesar disso, Gibeau garantiu ter em mente diversos outros games que valeriam a pena ter investimentos a fim de ganhar novas versões. No entanto, não revelou nomes. Mas ao menos um deles é certo: um novo SimCity, franquia sem nenhuma novidade há sete anos, será lançado em fevereiro de 2013, em versão totalmente em 3D.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Para chefe da Microsoft Studios, Xbox 360 tem ainda muito a oferecer
Em entrevista ao site GameSpot realizada durante a
feira de games E3, em Los Angeles, o chefe da Microsoft Studios exaltou o
Xbox 360 e afirmou que, ao contrário do que muitos pensam, o console
ainda tem muito a oferecer, devendo permanecer no mercado sem um
sucessor por pelo menos dois anos.
"É uma plataforma que realmente tem crescido e agora é a hora em que você realmente verá os grandes coteúdos surgirem", afirmou Phil Spencer, rechaçando as previsões dos especialistas que cravam para o final do ano que vem o lançamento do sucessor do aparelho.
"O futuro, de muitas formas, é sempre amanhã. Coisas como a tecnologia Smartglass e o Windows 8 mostram que as coisas estão em constante desenvolvimento. Temos que distanciar nosso pensamento de que o mundo é centrado em volta de um console somente quando de seu lançamento. Neste momento, o Xbox 360 está realmente saudável e indo incrivelmente bem. Temos pernas para caminhar com ele muito tempo ainda."
E as novidades para o console continuam sendo lançadas. No mês passado, a Microsoft anunciou uma oferta na qual o consumidor pode adquirir um Xbox 360 equipado com Kinect a US$ 99, sob a condição de que se comprometa a assinar o pacote de dois anos do Xbox Live Gold - cuja mensalidade é de US$ 15.
"É uma plataforma que realmente tem crescido e agora é a hora em que você realmente verá os grandes coteúdos surgirem", afirmou Phil Spencer, rechaçando as previsões dos especialistas que cravam para o final do ano que vem o lançamento do sucessor do aparelho.
"O futuro, de muitas formas, é sempre amanhã. Coisas como a tecnologia Smartglass e o Windows 8 mostram que as coisas estão em constante desenvolvimento. Temos que distanciar nosso pensamento de que o mundo é centrado em volta de um console somente quando de seu lançamento. Neste momento, o Xbox 360 está realmente saudável e indo incrivelmente bem. Temos pernas para caminhar com ele muito tempo ainda."
E as novidades para o console continuam sendo lançadas. No mês passado, a Microsoft anunciou uma oferta na qual o consumidor pode adquirir um Xbox 360 equipado com Kinect a US$ 99, sob a condição de que se comprometa a assinar o pacote de dois anos do Xbox Live Gold - cuja mensalidade é de US$ 15.
Após vender 3,5 milhões de cópias em 24h, 'Diablo 3' chega ao Brasil
Em 24h, foram mais de 3,5 milhões de cópias vendidas. Agora, o game Diablo 3,
que, com o índice, estabeleceu um novo recorde entre os jogos de
computador, chega ao Brasil, pouco mais de 20 dias depois de ter sido
lançado nos EUA. A informação foi divulgada pela produtora Blizzard
Entertainment, nesta quinta-feira (7).
O game chega ao País em versão totalmente em português, podendo ser jogado em Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 no PC. O preço sugerido pela empresa, que também anunciou o lançamento do jogo no Chile e México, é de R$ 99,90.
Há também a opção digital do game, vendida diretamente pela Blizzard, que pode ser adquirida com cartão de créditos ou DinheiroMail, e permite ainda acesso às versões em inglês, francês, alemão, espanhol europeu, italiano, polonês, russo, coreano e chinês tradicional.
Os mais fanáticos ainda podem adquirir a edição de colecionador, que inclui DVD-ROM, um pacote de dois discos Blu-ray/DVD com os bastidores do jogo, a trilha-sonora em CD, um livro de 208 páginas chamado The Art of Diablo, um pendrive USB de 4GB em forma de Pedra da Alma (que inclui as versões completas de Diablo II e Diablo II: Lord of Destruction), uma base em forma do crânio de Diablo, além de conteúdo exclusivo dentro dos jogos Diablo III, World of Warcraft e StarCraft II: Wings of Liberty. Esses consumidores podem podem ainda realizar os downloads das versões em espanhol e português do jogo. O preço sugerido: R$ 349,90.
O game chega ao País em versão totalmente em português, podendo ser jogado em Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 no PC. O preço sugerido pela empresa, que também anunciou o lançamento do jogo no Chile e México, é de R$ 99,90.
Há também a opção digital do game, vendida diretamente pela Blizzard, que pode ser adquirida com cartão de créditos ou DinheiroMail, e permite ainda acesso às versões em inglês, francês, alemão, espanhol europeu, italiano, polonês, russo, coreano e chinês tradicional.
Os mais fanáticos ainda podem adquirir a edição de colecionador, que inclui DVD-ROM, um pacote de dois discos Blu-ray/DVD com os bastidores do jogo, a trilha-sonora em CD, um livro de 208 páginas chamado The Art of Diablo, um pendrive USB de 4GB em forma de Pedra da Alma (que inclui as versões completas de Diablo II e Diablo II: Lord of Destruction), uma base em forma do crânio de Diablo, além de conteúdo exclusivo dentro dos jogos Diablo III, World of Warcraft e StarCraft II: Wings of Liberty. Esses consumidores podem podem ainda realizar os downloads das versões em espanhol e português do jogo. O preço sugerido: R$ 349,90.
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