domingo, 27 de novembro de 2011

Aos 20 anos, Sonic mostra boa forma em novo jogo





Demorou para que o porco-espinho mais famoso dos games recuperasse seu espaço dentro da era dos consoles em alta-definição. Desde seu sucesso nos anos 1990 no Mega-Drive e no Dreamcast, ele não encontrava um título à altura da nostalgia que provoca nos jogadores. Isso mudou com Sonic Generations, game que faz uma homenagem ao passado do personagem e traz uma nova jogabilidade, aplicando técnicas 3D que tiram o fôlego. É também parte das comemorações dos 20 anos do primeiro título, lançado em junho de 1991.

Desde que foi anunciado, Sonic Generations despertou interesse – e esperança – dos fãs. Mês passado, quando colocou na PlayStation Store um demo com uma prévia de dois modos do jogo, ficou claro que aquele era, enfim, um jogo à altura do que a Sega já tinha produzido. A proposta deste título é trazer fases inspiradas em outros jogos.

São 9 fases em dois atos. Cada um traz um Sonic baseado em um título do passado. São três fases dos jogos do Mega Drive, dois do Dreamcast e um do Xbox/PS2/GameCube. As outras três são dos mais recentes 2006, Unleashed e Colours. Na história, o porco-espinho está preso numa espécie de fenda temporal. E como sempre ele precisa salvar todos os bichos da floresta em que vive. É preciso jogar com as duas versões de Sonic, a moderna e a mais antiga.


Sonic Generations acerta também por resgatar a essência do jogo, por mais ingênua e clichê que ela possa parecer. É um discurso ambientalista que chega às crianças de uma maneira óbvia e clara, mas que funciona bem. Simplista, Sonic precisa deter as engrenagens e tecnologia que ameaça um idílico mundo onde vive. E tudo nos remete ao bom e velho Sonic de antes, até mesmo as músicas, que são releituras das originais – esta é outra parte que fará a festa dos fãs, com certeza.

Na jogabilidade, o game trouxe mais melhorias em relação às últimas aventuras do personagem. A Sega soube aproveitar a super-velocidade para oferecer uma experiência que farão os menos iniciados perder o fôlego. Alguns estágios proporcionam sequências muito rápidas, ajudadas por câmeras em diversos ângulos. Mas, é bom ter cuidado com alguns precipícios que podem ser mortais.


O jogo só peca mesmo pelo seu modo online, que é tímido e não pode ser chamado de “multiplayer”. Tudo não passa de desafios de velocidade para entrar num ranking. Com um universo tão rico quanto Sonic, há muito a ser aproveitado. Outro problema – para os mais secões – é que o jogo é curto se você realmente se empolgar e jogar por várias horas seguidas. Graficamente, podemos dizer que é impecável. Se estava com saudade do Sonic, esse jogo é pra você.

Sonic Generations está disponível para Xbox 360 e PlayStation 3, onde o jogo foi testado. A média de preço é de R$ 199.



MAIS SOBRE SONIC

* Sonic, o porco-espinho (Sonic, The Hedgehog, no original) apareceu pela primeira vez em junho de 1991 como forma da Sega bater de frente com o mascote-rival da Nintendo, Mario.

* O personagem é um dos mais famosos do mundo, com mais de 80 milhões de cópias de seus videogames.

* No Brasil, ficou conhecido por causa da popularização dos videogames Master System e Mega Drive.

* A PlayStation Store americana possui uma coletânea com os principais jogos de Sonic. No Brasil, a loja do PlayStation ainda não disponibilizou para download (e fica aqui o apelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames