terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PhysX da Nvidia permite maior realismo aos games



Os desenvolvedores de jogos têm se esforçado para trazer ao mercado games que se assemelham cada vez mais com os movimentos e imagens da vida real. Essas características podem ser aprimoradas com a tecnologia PhysX, da Nvidia, que permite maior realismo aos games, já que a tecnologia possibilita realizar cálculos físicos complexos em tempo real, em mais de 30fps. Com isso, jogos podem processar física complexa de maneira muito rápida, gerando a tão sonhada proximidade com o real através de simulações convincentes e efeitos dinâmicos.


Cacos de vidro, pingos de água, fumaça e colisões são alguns dos efeitos físicos que o PhysX permite acrescentar de forma mais natural ao game. Você pode conferir no vídeo abaixo o uso da tecnologia em Batman Arkham City. Há também dezenas de vídeos no YouTube que mostram a tecnologia sendo executada em outros jogos.

 

O PhysX tem sido utilizado em quase 300 games e é uma multi-plataforma suportada por vários dispositivos, desde iPhone a CPUs multicore tops de linha. A popularidade da tecnologia não para por aí. Devido à política de licença “liberal” da Nvidia, o PhysX SDK tem sido baixado por milhares de pessoas.

Embora tenha sido produzida para desenvolvedores de games, a tecnologia é usada também por pesquisadores, educadores e criadores de aplicativos de simulação, já que permite alto grau de precisão na execução de tarefas.

Lançado em 2004, o “motor da física” foi melhorado e atualizado desde então. Incialmente foi desenvolvido pela Ageia com o nome de NovoDex SDK. Interessada pelo produto que a empresa havia produzido, a Nvidia resolveu comprar toda a companhia por 30 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames