segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Distribuição via download ganha espaço no mercado de games

O mercado digital de games está ganhando seu espaço entre os meios de distribuição de títulos. Hoje, segundo dados divulgados pela NewZoo, 12% dos jogos para console são distribuídos via download e 58% dos títulos para PC são adquiridos digitalmente. Cada vez contando com nomes mais fortes, o mercado chega a movimentar US$ 1 bilhão por ano.

No Brasil, Sony e Microsoft usam a rede do Playstation 3 e Xbox 360 para comercializar títulos. Os games à disposição, contudo, não costumam ser lançamentos. As empresas dão preferência para títulos mais antigos, vendidos com desconto.

"O mercado de jogos de PC foi o primeiro a se desprender completamente do formato fisico, em jogos multiplayer, MMOs, jogos sociais etc. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que 50% do mercado de jogos "core" para PC já seja vendido através de download. As vantagens da distribuição digital de games em termos de oferta de títulos e preços mais baratos são tão favoráveis aos consumidores que não há mais volta", disse Claudio Campos, CEO da Xogo, portal de distribuição de games brasileiro.

As empresas fecham contratos com as produtoras internacionais para obter a autorização de comercializar os games em reais. Os sites costumam deixar na página do usuário opção para que o game seja baixado novamente, caso ele troque de máquina ou formate seu disco rígido.

"As datas de lançamento em cada território são definidas pelo publisher do jogo. Até agora temos recebido os jogos para venda no mesmo momento em que os Estados Unidos e em alguns casos, como no Call of Duty: Modern Warfare 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, até mesmo a liberação do pré-load, horas antes do lançamento mundial simultâneo", explicou Campos.

Os lançamentos, contudo, ainda chegam aos sites com o preço parecidos com os games distribuídos de forma física, por exigência das produtoras. Os descontos, contudo, chegam após passar algum tempo de seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames