terça-feira, 19 de junho de 2012

Cai a censura dos games na austrália



Depois de anos enfrentando a censura, a Austrália conseguiu finalmente aprovar uma lei que acaba com a censura de videogames, colocando a indústria no mesmo patamar onde já se encontravam outras formas de conteúdos multimídia..

É uma notícia que por aqui não vai dar muito o que falar, mas para os australianos é o final de uma luta que dura há mais de uma década. Filmes, livros e música há muito que possuem uma classificação para maiores de 18 anos, restringindo a venda desse material a menores de idade. Mas para os videogames a classificação terminava nos 15 anos.

Os jogos determinados como serem para adultos encontravam-se numa situação em que era recusada classificação pela Australian Classification Board, a entidade responsável pela censura de material no país, efetivamente negando ao jogo o direito de ser vendido em território nacional. A lista de jogos assim proibidos na Austrália é extensa, mas incluem nomes conhecidos como Mortal Kombat e Manhunt. Outros foram banidos e só autorizados depois de alterado o conteúdo de maneira que estivesse de acordo com a censura.

E essas alterações não se ficam pelo território australiano. Se alguma vez se perguntaram por que é que as drogas na série Fallout têm nomes como Med-X ou Stimpak, em vez de nomes de drogas reais como originalmente estava programado, saibam que a ACB exigiu que o jogo não tivesse qualquer referência a drogas do mundo real. A entidade fez um ultimato à Bethesda: alterem os nomes, ou o jogo é banido na Austrália. A Bethesda cedeu e alterou o jogo não só para o mercado australiano, mas globalmente.

Com o Alien VS Predator aconteceu a mesma coisa. A ACB exigiu que a violência fosse censurada em preto-e-branco, mas ao contrário da Bethesda, a Rebellion recusou o pedido. Como resultado o jogo foi banido na Austrália durante meses, e só foi lançado no mercado australiano após recurso e longa batalha legal.

Grande conquista para os australianos, que agora terão o direito de jogar o que bem entenderem, sem a censura exagerada para atrapalhar.


Fonte: POP Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames