segunda-feira, 21 de maio de 2012

Craques de mão no controle

Divulgação CBFDV
Domingo ensolarado e com tempo ameno, ao contrário da semana fria em Brasília. Ótimas condições para os peladeiros de final de semana. Mas no lugar do "futebolzinho de domingo", 128 pessoas preferiram uma outra modalidade do esporte: o futebol nos vídeo games - menos badalado, mas tão popular quanto o tradicional .
A razão foi a Copa Games Carrefour de Futebol Digital 2012, evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), que dá ao ganhador um X-Box 360, além de uma vaga para a Copa do Brasil de futebol virtual, com tudo pago.

A pelada de fim de semana e o evento de futebol virtual, aliás, têm bastante em comum: muita gritaria, clima de gozação, camisas dos mais variados times e, claro, o fato de todos estarem com a atenção voltada para o esporte. Contudo, em vez de usar os pés, estes craques jogam com os dedos.

O jogo escolhido como o oficial para o campeonato foi PES12, e a plataforma (vídeo game) do campeonato foi o X-Box 360. O que não era oficial, mas foi um padrão no campeonato, foi o time do Barcelona. A maioria usa o time de Messi para jogar. "Tem que ser o Barcelona, não tem como. Ele é muito melhor que qualquer outro time do jogo", afirma o Paulo Victor, 25 anos, assessor da CBFDV e também competidor. Aliás, pelo tempo que se leva para armar os times antes de cada partida, pode-se dizer que a maioria dos competidores pode assumir o cargo deixado por Pep Guardiola com autoridade.

O campeonato provou que Paulo Victor estava certo: a partida final foi de Barcelona contra Barcelona, ou melhor dizendo, Isaias Coimbra de Brasília e Mayson Rubens do Ceará. Isaias contava com o apoio da "torcida" (os jogadores que saíram ao longo do campeonato) e logo abriu o placar. A comemoração foi aos gritos de "Samambaia", cidade onde ele mora.

Mas a alegria durou pouco e o cearense logo mostrou porque era um dos favoritos. Virou o jogo e terminou a partida por 4 a 1. Título e X-Box para Mayson e vaga para a Copa do Brasil para os dois finalistas: Isaias classificado por Brasília e Mayson por ser campeão do evento.
Divulgação CBFDV
"Valeu a pena vir do Ceará para Goiânia treinar e depois vir para Brasília jogar o campeonato. Meu companheiro de equipe acreditou em mim, a gente decidiu que eu ia passar, quando nos enfrentamos, e eu pude corresponder. Foi complicado, mas consegui". O companheiro de equipe foi Alonso Rosa, que também era um dos favoritos.

Ao fim do Campeonato, Edivaldo Junior, presidente da CBFDV, se disse satisfeito com o evento: "Foi bom, deu muita gente, uma galera gente fina. Agora é sentar e decidir datas para novos campeonatos aqui em Brasília".

Enquanto os próximos campeonatos de futebol virtual não chegam, restam os treinos, estudar as estratégias adversárias, fazer jogadas ensaiadas... Com sol ou chuva, frio ou calor, os "peladeiros" nada convencionais vão continuar jogando futebol, mas com as mãos no controle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não seja sem educação e escreva bobagens no comentário! Obrigada diretoria do brblogames