terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Game chileno faz sucesso mundial

Três jovens empreendedores chilenos aproveitaram a explosão dos celulares de última geração para criar, com poucos recursos, um game que tem como protagonista Eddie, um simpático porco, cujas aventuras já deram a volta ao mundo.

Os irmãos Nicolas e Diego Palacios, de 25 e 21 anos respectivamente, não estudam informática, mas economia, e se uniram ao desenhista Andres Cortes para criar a ePig Games, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento destes aplicativos.

A sede de operações desta companhia, longe do polo tecnológico do Vale do Silício, fica em um pequeno quarto da casa dos pais dos irmãos Palacios, na capital do país.

De Santiago, Nicolas cuida da programação e Diego cria as histórias e fases pelas quais o protagonista irá passar, enquanto Andres se dedica a melhorar o desenho deste videogame que, segundo seus criadores, foi muito bem aceito em mais de 16 países e, em um ano e meio, alcançou 1,5 milhão de downloads.

O sucesso das aventuras de Eddie se deve à explosão dos celulares de última geração, os smartphones, e dos tablets, que provocaram uma mudança de paradigma no setor de videogames.

A saga da ePig Games remonta a 2008, quando os irmãos Palacios compraram um Macintosh, baixaram o Game Maker, um aplicativo para gerar videogames para iPhone, e começaram um hobby que terminou com a criação, em 2010, de sua própria empresa.

"No começo, criamos um jogo que calculava o nível de virilidade dos usuários, além de um aplicativo para magos, e ambos fizeram um sucesso notável", lembra Nicolas em entrevista à Agência Efe.

Mas foi em outubro de 2010 que os irmãos Palacios começaram a acreditar em seu projeto e criaram a ePig Adventure, uma versão premium na qual o carismático porco rosa Eddie deveria desviar de uma série de obstáculos.

"Tínhamos a ideia, mas faltava um desenhista para tornar o personagem atraente", relembra Nicolas.

Por isso, puseram um anúncio na Internet para encontrar um desenhista e, finalmente, Nicolas se encontrou em uma lanchonete de Santiago, com o publicitário Andres Cortes, que melhorou a imagem de Eddie.

"Quando conhecemos Andres, nosso jogo melhorou 100%", disseram os irmãos Palacios.

Isto feito, lançaram a ePig Dash, uma versão gratuita do game que, em abril de 2011, ficou em primeiro lugar na lista dos mais baixados na loja da Apple de países como o Chile, México, Finlândia, Argentina, Noruega e Suíça, entre outros.

"O segredo de nossos jogos é que são simples e o usuário pode jogar onde quiser e como quiser", enfatiza Nicolas.

Com o sucesso das aventuras de Eddie, a ePig Games ganhou o prêmio nacional do Chile na categoria multimídia em 2011, assim como um cheque de US$ 40 mil concedido pelo Governo do Chile a novas empresas.

Em maio, Nicolas, Diego e Andres apresentarão este projeto na prestigiada feira Game Developers Conference (GDC), em São Francisco, nos Estados Unidos.

"Isto irá servir para apresentarmos o nosso trabalho ao mundo e buscar um investidor que esteja interessado em desenvolver o jogo", disse, esperançoso, o jovem Nicolas.

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