quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Empresas de games usam licenças como opção de faturamento

A Boston America tem vários produtos ligados aos games. Foto: Divulgação
A indústria de games já, há algum tempo, fatura mais que a do cinema, figurando entre uma das mais vantajosas formas de mídia. Contudo, segundo a Invention Statistic, há para onde crescer neste número. Um dos meios de faturamento pouco explorado pela maioria das empresas é a de licenciamento que, no geral do mercado dos vídeo games, representa 3% de lucro.
Uma das últimas a apostar na licença como forma de lucrar foi a Rovio, criadora do Angry Birds. Depois de ver pássaros de pelúcia, protetores de celular, roupas, sendo vendidas sem que eles faturassem nada, a empresa criou uma linha de produtos oficiais.
Um ranking da License Mag lista apenas uma marca ligada ao mundo dos games entre as que mais faturam com licenciamento. Pokémon, franquia que começou no Game Boy, lucra US$ 1,4 bilhão para a Nintendo por ano, com desenhos, bonecos, jogos de carta etc.
O aproveitamento da licença, contudo, já é bem explorado pelas gigantes do mercado. Sony e Nintendo, por exemplo, tem uma ampla gama de produtos licenciados e empresas que tem o poder de vender sua marca pelo mundo.
A Nintendo lista, em seu site, 55 empresas que tem o direito de vender itens com o selo oficial da empresa. Uma das listadas é a Boston America. A empresa vende diversos produtos não só com a marca da Nintendo, mas também da Atari, Sega, Mega Man, Gears of War, Resident Evil.


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