domingo, 18 de setembro de 2011

Primeiras impressões - Pro Evolution Soccer 2012


Quem gosta de jogos de futebol com certeza já deve ter jogado a primeira - e talvez a segunda - demo de Pro Evolution Soccer 2012. Já disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, ambas tem diferentes times para você ter uma ideia de como o jogo original será.

Como alguns erros da primeira demo foram corrigidos na segunda, não me focarei e nem me estenderei muito falando sobre a que veio primeiro. Até porque vocês querem saber sobre a versão definitiva do jogo, não é? Então o texto será mais direcionado à segunda.

E antes de mais nada, saiba que essas são as minhas primeiras impressões, o que não impede você de ter impressões e opiniões completamente diferentes das minhas. Se achar algum fato curioso, coloque nos comentários, podemos ter boas discussões por lá.


Ao contráro de FIFA, PES não chegou a evoluir muito desde que saiu da sexta geração de consoles, até mesmo quando ainda se chamava Winning Eleven. Se tratando de jogabilidade, os jogadores que já eram acostumados com a franquia não terão problemas ao jogar este.

De uma forma geral os controles melhoraram se tratando do toque, pois agora ele é mais direcionado e não precisa de se forçar muito para se passar a bola à um companheiro. Mas, se você também forçar a barra e sair tocando para qualquer lado, é claro que não vai dar certo.

O chute continua o mesmo, com exceção de alguns efeitos que a bola anda fazendo em direção ao gol. Nas cobranças de falta, você tem que pressionar mais o botão de chute para fazer o gol. As cabeçadas ficaram um pouco mais difíceis, por isso é sempre bom estar bem posicionado.

Os cruzamentos ainda não são como no FIFA, onde você tem que estar bem posicionado e lançar no exato lugar, mas agora eles ficaram levemente difíceis de serem executados. Se quer lançar a bola para um pegar aquela bicicleta, um bom posicionamento do finalizador é essencial.

Os passes em profundidade não estão tão precisos quanto no anterior, é necessário um bom jogador para executar, e este tem que passar na medida certa para o outro chegar à bola. Uma certa habilidade do jogador é muito necessária para este tipo de lance em PES 2012.


Enquanto que chute, passe e cruzamento receberam melhorias, algumas significativas e outras nem tanto, a movimentação ainda deixa um pouco a desejar. Alguns zagueiros gostam de uma boa lambança e em poucos momentos deixam de fazer uma. Por que não marcar os atacantes?

Como se esse já não fosse um problema e tanto, os goleiros ainda entraram na onda, PES não é muito conhecido por ter goleiros bons, mas nessa versão eles já começaram a exagerar. Em cobranças de falta, bolas vindo de fora da área e lances cara a cara eles falham feio mesmo.

E isso pode ser muito bom, quando o goleiro adversário é que faz a lambança à la Rogério Ceni. Mas quando é você o prejudicado com um lance desses, aí eu quero ver é não xingar muito no Twitter, amigão. Então é por isso que eu recomendo você a não confiar muito em seu goleiro.

Para a bola chegar ao ataque, é preciso um pouco mais de paciência e precisão. Você precisará tocar mais com seus laterais e meio-campistas até você chegar lá. O que é bom, pois as chances são melhor aproveitadas e brechas na defesa podem ser melhor exploradas.

Quem gosta de chegar de fora da área chutando feito um doido sentirá um pouco de dificuldade nesta versão, pois o jogador selecionado tem que estar direcionado ao gol para não chutar para fora. E mesmo estando próximo ao gol, direcionar o seu chute é bem necessário.


Uma das grandes novidades em relação ao título anterior é a possibilidade de controlar outro jogador enquanto um já selecionado está com a bola. E isso funciona bem, mas os mais esforçados em aprender tal técnica se sairão melhor que os outros em partidas multiplayer.

Com a ajuda dessa técnica você pode desarmar aquela boa defesa de um ótimo adversário, como por exemplo a da Inter. E caso queira ir ainda mais além, saiba que a novidade também pode ser usada em cobranças de escanteio, de falta e até mesmo em arremessos laterais.

O sistema de dribles recebeu uma bela de uma modificada, agora os dribles estão mais difíceis de serem feitos, mais complexos e a variedade é ainda maior. Não serão todos os jogadores que sairão fazendo os mais difíceis, mas estes farão os mais simples com facilidade.

De acordo com sua posição, um jogador atuará de uma determinada forma. Os zagueiros não chutam tão bem quanto os atacantes, os meio-campistas não correm tanto quanto os laterais e não é qualquer um que saber marcar o adversário tão bem quanto um zagueiro.

Mas não pense que será sempre assim. Alguns zagueiros, por exemplo, são mais fortes que outros, alguns atacantes são mais velozes, outros sabem aproveitar melhor as chances e tudo dependerá também da habilidade real daquele jogador, independente de sua posição.


Os jogadores receberam mais atenção se tratando de suas expressões faciais, principalmente aqueles que são estrelas de seus times, como o Neymar é do Santos. Mas alguns ainda ficaram bem mal-feitos, como já era de se esperar e acontece com todo simulador.

Os uniformes, juntamente com os emblemas e algumas propagandas, continuam impecáveis, até porque não tem muito no que errar nesse quesito. As chuteiras estão bem desenhadas, juntamente com a bola, que também recebeu uma atenção na parte gráfica.

O número de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que ficam atrás dos gols é maior, o que condiz mais com a realidade. Os estádios estão bem bonitos mas aí vem a torcida... e que decepção, meu caro. Ou você gosta de bonitos papéis recortados em vez de modelos 3D?

Mas ainda não tivemos a chance de escutar as narrações do jogo com a voz marcante de Silvio Luiz e os comentários de Mauro Betting. Porém, ao que tudo indica, não serão muitas as mudanças em relação à narração e comentários, como acontece nos jogos de futebol.

Se por um lado, ficamos sem o prazer de ouvir narrações, por outro nós escutamos os sons da torcida e do treinador. E até mesmo o técnico do Internacional, que no jogo não é dito quem é, dá as suas instruções em nosso querido - e complicadíssimo - idioma brazuca.


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